Dicas para não contaminar seu Kombucha DIY
Se você gosta de produzir kombucha em casa, experimentar novos sabores e ter aquela sensação de realização quando sua bebida ficar pronta, esse post é para você.
O Kit Vih! Kombucha DIY é a opção perfeita para quem quer começar essa missão, mas você precisa ficar de olho em algumas dicas importantes para garantir que não vai contaminar seu Kombucha DIY. Olha só:
Deixe seu Kombucha DIY em locais frescos e arejados
Um dos principais erros de quem produz kombucha em casa é pensar que pode armazená-lo dentro de armários ou naquele cantinho escondido de casa. Para a primeira fermentação, é extremamente necessária uma boa oxigenação para o scooby produzir seus ácidos.
Higienize bem as mãos e o recipiente da fermentação
Sempre que for manusear seu kombucha DIY, lave bem as mãos, higienize os utensílios que irá usar e use sempre um pano limpo para cobrir o recipiente da fermentação.
Garanta a qualidade da água utilizada
A maior parte do kombucha é composta por água, por isso verifique se o seu filtro de água está em dia, troque-o no máximo a cada 6 meses e verifique o pH da água utilizada. Caso você utilize uma água de pH muito alcalino (acima de 8) poderá mofar a sua fermentação.
Use no mínimo 10% de starter
Starter é o chá que será utilizado para dar início a sua produção de kombucha. Ele vai acidificar sua produção, trazendo mais microorganismos e mantendo o pH da produção seguro e livre de contaminações.
Fuja de lugares muito ensolarados
Da mesma forma que sua produção não pode ficar em um local fechado e abafado, ela também não pode receber luz solar diretamente. Isso poderá inibir a sua fermentação e mofar-lá mesmo que a luz solar atinja sua produção por poucos minutos.
Segundo essas dicas você prevenirá a contaminação do seu kombucha DIY. Clique aqui e garanta o seu Kit Vih! Kombucha DIY para começar a fermentação e saborização do seu próprio kombucha em casa.