Errei na fermentação do kombucha, e agora?
Se você prefere fazer o seu kombucha ao invés de comprá-lo pronto, precisa levar em consideração algumas variáveis para garantir que a sua fermentação seja um sucesso. A primeira fermentação é importantíssima para garantir que a sua bebida seja gaseificada naturalmente e fique cheia de benefícios para a sua saúde. Já a segunda fermentação é responsável por trazer ainda mais sabor ao seu kombucha, podendo acrescentar os ingredientes que preferir.
Se algo der errado no meio do caminho, não se preocupe! Pesquise, assista a vídeos, experimente, teste novos ingredientes e aprenda. Cultivar seu kombucha em casa requer paciência e dedicação. Também é importante entender quando seu kombucha deu errado mesmo ou se apenas está apresentando sedimentos naturais da fermentação.
Às vezes pode acontecer de você identificar um resíduo mais escuro na sua bebida. Esses são filamentos comuns no kombucha, que podem surgir de acordo com o tipo de chá que você usou para alimentar o scoby. Esses filamentos podem aparecer até mesmo no kombucha pronto que você pode comprar aqui na Vih!. O que diz se seu kombucha está bom para beber é o seu sabor e aroma.
Vale lembrar que o scoby não precisa ser inteiro e lisinho, mas você deve se atentar a presença de mofo ou fungos. Se encontrar focos de bolor no seu scoby, com uma aparência esverdeada, está na hora de descartar o scoby e aquela bebida. Isso pode acontecer por diversos motivos: local de armazenamento do seu kombucha, oxigenação, o chá utilizado pode ter passado da validade, etc. Por isso é muito importante seguir a receita do kombucha.
Aqui na Vih!, comprando o seu Kit Kombucha DIY ou o Mini Kit Kombucha DIY você garante a nossa receita com um blend de chás pronto e scoby vitalício, ou seja, se tiver qualquer problema com o seu scoby nós te enviaremos um novo sem custo adicional. Clique aqui e conheça a nossa loja!
Este site é perfeito para quem quer entender sobre esse tópico.
Oi Elmira,
Muito obrigada por seu comentário. A gente fica super feliz em ajudar.
Um beijo da turma da Vih!