Digite a palavra-chave ou SKU

Fechar

Você sabe o que são as DII?

Por :Vih! Alimentos 1 Comentário
19 maio

O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal acontece em 19 de Maio e busca conscientizar a população num geral para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes portadores de DII, além de encorajar governos e profissionais da saúde no tratamento e acolhimento dessas pessoas.

Mas afinal, o que são as Doenças Inflamatórias Intestinais? Essas patologias afetam diretamente alguma parte do sistema digestivo, como intestino delgado, intestino grosso e reto. Pessoas que têm histórico familiar de Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa têm uma predisposição maior para desenvolver essas doenças, por isso é importante manter o acompanhamento para possíveis tratamentos.

Essas alterações fazem parte da vida de mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e, mesmo não sendo fatais, é necessário o tratamento e acompanhamento para evitar possíveis complicações e devolver a qualidade de vida dos pacientes.

Principais sintomas

É preciso ficar atento a sinais como desconforto abdominal constante, cólicas, flatulência exagerada, dores incomuns, desconforto abdominal, perda de peso não intencional, sangue nas fezes e alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre. Vale lembrar que esses sintomas podem piorar com a ingestão de certos alimentos como a cafeína, álcool e comidas gordurosas.

Causas

A Doença Inflamatória Intestinal pode surgir por diversos motivos além da predisposição genética, sendo elas:

  • Decorrente de infecções e processos inflamatórios;
  • A partir do nível elevado de neurotransmissores no sangue e no intestino grosso;
  • Pela hipersensibilidade dos receptores nervosos da parede intestinal a falta de oxigênio, distensão, conteúdo fecal e alterações psicológicas como a depressão e a ansiedade;
  • Ou devido a motilidade anormal do intestino delgado durante o jejum e contrações exageradas depois da ingestão de alimentos gordurosos, possivelmente em resposta ao stress.

Doença de Chron e Colite Ulcerativa

Esses são os tipos mais comuns de Doenças Inflamatórias Intestinais.

A Doença de Crohn é caracterizada pela inflamação do trato digestivo, desde a boca até o ânus. Essa patologia se divide em 2 fases: a aguda, quando a doença causa inflamações caracterizadas principalmente pelas dores abdominais intensas, e a remissão, quando não há sintomas e nem inflamação ativa. Ela não possui uma causa única e pode ser amenizada com o uso de imunossupressores, terapia biológica e alimentação leve para não irritar o intestino.

Já a Colite Ulcerativa é uma condição que provoca inflamações de longa duração e feridas (úlceras) no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto. O diagnóstico é feito por colonoscopia e o tratamento é similar ao da Doença de Crohn.

Apesar de não terem cura, o tratamento dessas doenças visa melhorar as dores, prisão de ventre e diarreia. É comum que os pacientes precisem adotar mudanças alimentares e no estilo de vida, além de usar os medicamentos principalmente em fases mais intensas das doenças para evitar maiores desconfortos.

É importante evitar a ingestão de comidas gordurosas, álcool, cafeína, açúcar, produtos com sorbitol, alimentos que aumentam a produção de gases (como feijão, repolho e batata doce), leite e seus derivados e alimentos picantes ou com muitos conservantes.

Apesar de o paciente poder passar longos períodos sem manifestações clínicas, o problema pode retornar por distúrbios intestinais ou por fatores emocionais. 

Se você perceber alguma alteração persistente nos seus hábitos intestinais ou se tiver algum dos sinais das DII, consulte um médico gastroenterologista o mais breve possível para uma consulta. A Doença Inflamatória Intestinal pode se agravar e, mesmo em casos mais leves, pode atrapalhar o dia a dia dos pacientes que convivem com ela.

Gostou desse conteúdo? Então fique de olho nas redes da Vih! Kombucha para mais dicas de alimentação e saúde.

Posts relacionados

Você pode gostar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
WhatsApp chat

Clique no botão abaixo para ativar o desconto: