Lugar de mulher é onde ela quiser
Hoje, dia 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Essa data foi oficializada na década de 70 pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de simbolizar a luta histórica das mulheres pela igualdade de gênero, salarial e também contra o machismo e a violência que mulheres do mundo todo sofrem diariamente.
Uma das grandes influências para a criação dessa data foi uma tragédia: um incêndio em uma fábrica de Nova York matou 125 mulheres devido a condições precárias de trabalho. Para evitar motins dos funcionários, os donos da fábrica trancavam as portas do local, o que impossibilitou que essas trabalhadoras saíssem dali com vida.
Mas vale ressaltar que essa não foi a única motivação para o estabelecimento do 8M. Foram décadas de engajamento político por meio de manifestações, greves, comitês, rodas de conversa e muitas outras iniciativas que criaram o 8M para trazer um momento de reflexão sobre a luta das mulheres.
Ainda hoje vemos o silenciamento das mulheres muito presente em nosso dia a dia e é por isso que devemos cada vez mais incentivar a contratação de mais mulheres, mobilizar movimentos sociais para evitar mais casos de assédio e abandono, e claro, repensar nossas atitudes para construirmos uma sociedade menos desigual.
Aqui na Vih! contamos com o trabalho de diversas mulheres, guerreiras e cheias de talentos para produzir o kombucha mais gostoso do mundo, que chega até a sua casa para levar mais vida.
Sabemos também que a maior parte de nossas consumidoras são mulheres e é por isso que hoje queremos propor um brinde a todas que batalham todos os dias para alcançarem seus objetivos e transformarem o mundo num lugar melhor. Afinal de contas, lugar de mulher é onde ela quiser!