Como fazer kombucha em casa?
Você sabia que é possível fazer o kombucha em casa com facilidade e ainda economizar?
E, que essa bebida fermentada, além de ser uma delícia, é também excelente para a saúde?
Os beneficios do kombucha.
O mais incrível é que por milênios há muitos relatos sobre os efeitos benéficos do kombucha afirmando que são responsáveis por desintoxicar, estimular o sistema digestivo, fortalecer o sistema imunológico e que possuem propriedades antivirais e antibacterianas.
A receita original veio do Oriente e é feita à base de chá, açúcar e uma cultura viva, conhecida como SCOBY (Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast – Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras).
Esta cultura fermenta o chá, consumindo praticamente todo o açúcar no processo. Após a fermentação, este chá transforma-se em uma bebida naturalmente gaseificada e rica em probióticos. E daí: temos o Kombucha.
O processo de fermentação do kombucha
No processo de fermentação ocorre a proliferação de bactérias benéficas, que ajudam a equilibrar o funcionamento intestinal.
Os açúcares e a cafeína presentes no chá são transformados em diversos nutrientes naturais, como vitamina B, ácido acético, glucurônico, lático, entre outros.
E também, os tão conhecidos e importantes probióticos. Também se formam nutrientes, que ajudam a manter a disposição e a energia, além de favorecer a desintoxicação do organismo.
Pesquisas demonstram que os probióticos e ácidos presentes nos alimentos vivos e fermentados recuperam a flora intestinal, que se sabe serem grandes responsáveis pela saúde.
O que é scoby?
Já imaginou como isso colabora para que as funções vitais do seu organismo fiquem reguladas? Para fazer kombucha em casa, você vai precisar de camellia sinensis, açúcar, um pote para fermentar o seu chá, pano e elástico para cobrir e a cultura de bactérias e leveduras, conhecido como scoby.
O scoby tem aparência semelhante a uma panqueca mole, meio transparente e brilhante.
Onde encontrar os ingredientes para fazer o scoby?
Se preferir você pode comprar um Kit Kombucha Diy com todos esses itens mencionados na loja virtual da Vih!.
Trata-se de um kit completo que traz a receita detalhada de como preparar seu próprio Kombucha sem mistérios e está incluso blend de chás Vih! (responsável pelo sabor do Kombucha mais gostoso do mundo), açúcar, pote de vidro de 2 litros, pano, elástico, e um scoby vitalício, ou seja, se tiver algum problema com ele a Vih! te presenteará com outro, sem custo.
Como o scoby é um organismo vivo, ele vai crescendo e você pode doar as mudas.
Para fazer o kombucha de maneira segura, é preciso cuidado redobrado com a higiene das mãos, do local em que será preparada a bebida e dos utensílios.
Imagine que você vai criar um ambiente propício à proliferação de uma cultura. Só que se houverem micro-organismos nocivos ali, eles irão se multiplicar também.
Como preparar seu kombucha em casa?
Faça um chá adoçado, dissolva bem o açúcar e espere esfriar para não prejudicar a cultura.
Coloque tudo em um recipiente, acrescente o scoby junto com o líquido fermentado, cubra o pote com um tecido fino e prenda a borda com um elástico. Deixe fermentando em um local arejado e longe do luz direta do sol.
Aguarde uma semana e comece a experimentar o seu kombucha todos os dias, até que ele tenha o sabor que te agrade. Quanto mais tempo passar, menos doce ele vai ficar. Esse período pode variar de 7 a 15 dias.
Pronto! Isso é o que chamamos de primeira fermentação. Coloque em uma jarra e guarde um pouco (1 xícara de chá) para fazer outra vez junto com o scoby.
Melhor forma de consumir seu kombucha em casa
Você pode consumir o seu kombucha em casa geladinho, puro, batido com uma fruta ou do jeito que a sua imaginação mandar.
Ou, se preferir você pode fazer a segunda fermentação acrescentando um sabor de sua preferência, que pode ser fruta ou especiarias, e colocando dentro de uma garrafa fazendo as bolhinhas deliciosas que você encontra no kombucha Vih!
Essa segunda fermentação deixa a bebida borbulhante, quase como uma cerveja (ou uma cidra) ou, melhor ainda, um refrigerante natural.
Com o tempo, você vai se empolgar e experimentar vários sabores até encontrar os seus preferidos.
Depois de pronto, você deve manter na geladeira sempre.
Após a primeira fermentação, você perceberá que o scoby-mãe deu origem a um outro, que fica colado sobre ele.
Separe-os e guarde-os em recipientes de vidro com um pouco do chá fermentado. A mãe você pode colocar num vidro maior e ir empilhando uma a uma, sempre com líquido, para quando precisar.
O filhote você usa para uma nova fermentação ou para doar para parentes, amigos e vizinhos.
A bebida pronta dura bastante tempo no refrigerador, mas, ao menor sinal de alteração de cor, aroma e aparecimento de mofo, jogue tudo fora.
O mesmo vale para o scoby: se mofou ou ficou com cheiro ruim (de podre ou mofo), jogue no lixo e consiga outro.
Cuide bem do seu scoby e tenha sempre um ótimo kombucha à sua disposição.
Que tal fazer parte de nosso time de fermentadores? Conheça mais detalhes de nosso Kit Diy em nosso site: www.vihkombucha.com.br, que traz ingredientes e passo a passo explicadinho, sem complicação.
Siga a página da Vih! no Instagram @vihalimentos e acompanhe mais novidades por lá!