Como conservar o seu kombucha
Muitas dúvidas surgem quando a pergunta é “como conservar o seu kombucha?”. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar de uma vez por todas, tanto com a sua produção de Kombucha DIY quanto com o seu Kombucha já pronto.
Colônia – Kombucha DIY
Já falamos algumas vezes por aqui que o recipiente onde você está preparando o seu kombucha deve ser armazenado em um local arejado e longe da luz solar, mas e depois da primeira fermentação?
O processo é bem simples: após identificar que seu kombucha está pronto, limpe bem as mãos e retire cuidadosamente a colônia que está por cima primeiro e, em seguida, as que se formaram por baixo. Caso elas estejam grudadas, você pode optar por separá-las ou não, mas deve prevenir que elas se rompam nesse passo.
Depois, prepare um pote com tampa (pode ser esses de plástico que temos em casa mesmo) que caiba a colônia sem dobrá-la com uma pequena quantidade do blend de chás adocicado, que será o alimento dessa colônia durante seu armazenamento. É muito importante não lacrar esse recipiente e trocar o chá em até 30 dias, para evitar o estufamento e/ou inutilização da colônia.
Certifique-se de que todas as colônias sejam cobertas pelo chá adocicado para que não ressequem e fiquem nutridas. Em seguida você levará esse pote para a geladeira para desacelerar o desenvolvimento dessas colônias e pronto, é só tirá-las da geladeira quando for iniciar uma nova fermentação.
Pode ser que a tampa desse recipiente se estufe de tempos em tempos, mas basta abrir o pote e fechá-lo novamente para tirar o gás se disperse.
Kombucha pronto
Depois da segunda fermentação, o ideal é armazenar seu kombucha em uma garrafa resistente e bem lacrada, como as de vidro usadas aqui na Vih. Podem ser usadas também garrafas de plástico com tampa ou garrafas com rolha, mas vale lembrar que se for reutilizar alguma garrafa, a mesma deverá estar bem lavada para evitar que o gosto da bebida anterior fique no seu kombucha.
Tanto para kombuchas feitos em casa quanto para kombuchas comprados prontos, a indicação é conservar na geladeira. Se você comprá-lo pronto, verifique a data de validade impressa na embalagem e, se produzir seu próprio kombucha, não existe exatamente um prazo de validade, mas mantenha-o sempre na geladeira e evite ultrapassar o tempo de 3 meses para consumo.
Vale lembrar que é recomendado não congelar a bebida, já que pode perder o seu sabor característico e também algumas de suas propriedades.
Gostou dessa publicação? Compartilhe com quem você acha que irá gostar também e fique de olho no instagram da Vih para conhecer mais curiosidades sobre o kombucha e como viver com mais vida!