Digite a palavra-chave ou SKU

Fechar

A felicidade está superestimada

Por :Vih! Alimentos 1 Comentário
02 ago

Mas a alegria é a prova dos nove

Eu sei, eu sei, de novo estas frases polêmicas de largada. Mas vem comigo nesta pequena reflexão.
A gente fica buscando felicidade a qualquer custo, como se esse fosse o propósito de estarmos vivos. Educamos (ou deseducamos) nossos filhos a buscarem felicidade, porque “o que importa é ser feliz”. E confundimos prazeres e aquisições como o caminho. Nos perdemos na frustração da incompetência em atingir este estado, cuja definição está empobrecida nos nossos dias. E nossos filhos vão para terapia porque não conseguiram alcançar este objetivo que traçamos para eles no nascimento e não suportam nos desapontar. E neste processo, a alegria se perdeu.
Mas é a alegria a prova dos nove. (Lembra disso, quando aprendia matemática na infância?)
A alegria é fácil de definir, sentir, compartilhar e independe da dificuldade de uma situação. Você pode por exemplo, ao aprender a surfar, cair e engolir água e ainda sim se divertir muito. A felicidade é do futuro e a alegria é do presente.
É possível que se você cultivar a alegria, você tenha felicidade como resultado. Possível. As pessoas incríveis que conheço, que transmitem serenidade, maturidade, paz e alegria, nunca colocaram a felicidade como propósito. Mas passaram pela vida, com alegria de viver (mais ou menos escandalosamente). Não significa que você tem que rir sem parar, ou achar todos os momentos bons. Mas significa reconhecer a vida, em cada momento, estando presente, atento e inteiro. A palavra alegria vem do latim “alacritas”, que significa animado, que por sua vez significa com alma. Sacou?!
Felicidade tem um significado lindo e profundo, mas esta reflexão vamos deixar pra próxima…

Vih! Com mais alegria

Categorias: Blog, Vih!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
WhatsApp chat

Clique no botão abaixo para ativar o desconto: