3 dicas de alimentação para quem faz exercício físico
Quem pratica atividades físicas regularmente precisa também cuidar da alimentação. É a partir da correta ingestão de alimentos que você vai extrair a energia e os nutrientes necessários para ganhar massa magra e ter um bom desempenho, não importa qual seja a modalidade esportiva em que investe.
Reunimos aqui 3 dicas de alimentação muito simples que vão fazer toda a diferença na sua rotina de treinos. Você terá melhores resultados e muito mais disposição ao longo do dia. Acompanhe a leitura e comece agora mesmo!
1. Dê preferência para os alimentos funcionais
Alimentos funcionais são aqueles que, além de saciarem a fome, ainda apresentam outros benefícios para o organismo. É o caso do kombuchá, que é muito nutritivo, ajuda a regular a flora intestinal, tem baixo valor calórico e é antioxidante. Fortalece também o sistema imunológico e ainda promove uma excelente desintoxicação do corpo.
Pense que você não está apenas se alimentando, está nutrindo o seu corpo e fornecendo a ele todos os elementos necessários para que alcance todo o seu potencial. Assim, quanto mais você investir em opções saudáveis e nutritivas, melhor será o seu rendimento e disposição para se exercitar.
2. Aposte nas dicas de alimentação para ganho de massa magra
Substituir gordura por massa magra geralmente é o objetivo de quem se exercita regularmente. Mas, para ter êxito neste objetivo, comer os alimentos adequados é fundamental. Afinal, você precisa de um bom equilíbrio entre gorduras, carboidratos e proteínas, a fim de promover a boa construção de músculos.
Alguns alimentos, como as gorduras saturadas e os açúcares, causam letargia e processos inflamatórios no corpo, causando desânimo e preguiça. Por outro lado, opções como o ovo, a couve, a batata doce e as carnes magras ocasionam o efeito inverso.
Eles são fáceis de digerir e ricos em fibras, proteínas e carboidratos de absorção lenta. Com isso, você garante mais disposição o dia todo e ainda cria um ambiente favorável para a queima de gordura e a construção de novos tecidos musculares.
3. Capriche nas refeições intermediárias de sua rotina
Existem muitas estratégias alimentares para quem pratica atividades físicas. E o nutricionista é o melhor profissional para prescrever a mais aconselhada para seu caso. No entanto, geralmente quem se exercita muito acaba sentindo mais fome durante o dia, não é verdade?
Nessas horas, é fácil errar na hora de escolher o que comer entre as refeições principais. Por isso, uma das melhores dicas de alimentação é ter sempre opções saudáveis de lanchinhos na sua bolsa. Pode ser um snack de couve, de batata doce ou de taioba, por exemplo. Eles são práticos, gostosos, pouco calóricos e matam a fome entre as refeições.
Agora que você já descobriu algumas dicas de alimentação simples e eficazes, é só começar a colocá-las em prática. Que tal fazer isso a partir de hoje mesmo? Invista em alimentos funcionais e nutritivos, aposte em comidas diversificadas e escolha bem o que ingerir entre as suas refeições. Haverá muito mais disposição e resultados consistentes nos seus treinos diários.
Que tal potencializar seus ganhos com as atividades físicas? Assine a nossa newsletter e tenha acesso periodicamente a um conteúdo exclusivo para viver de maneira mais leve e saudável.