A importância de comprar dos pequenos agricultores
Dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor e é necessário valorizar o trabalho desses produtores. A evolução da ciência, tecnologia e empreendedorismo ajudaram a cada vez mais os pequenos agricultores a garantirem que alimentos de qualidade e livres de agrotóxicos cheguem aos nossos lares.
A pandemia da Covid-19 foi um grande baque para os pequenos produtores e empreendedores. Vimos o comércio local fechando as portas, mas a produção de alimentos seguiu sem parar, nos assegurando o acesso a produtos saudáveis e orgânicos. Por isso, a importância de comprar dos pequenos agricultores é dupla: você garante a renda de diversas famílias e mantém a sua saúde e imunidade protegidas.
Nas redes sociais, a hashtag #compredopequenonegocio tem o objetivo de divulgar a necessidade de apoio às pessoas que precisam manter seus empregos neste período de isolamento. Para facilitar ainda mais a sua busca por comida de verdade, com frutas, verduras e legumes sem veneno, o Greenpeace criou uma lista com o contato de agricultores orgânicos e agroecológicos em várias cidades do Brasil. Para acessar, é só clicar aqui.
Se preferir, você pode buscar pela Comunidade que Sustenta a Agricultura na sua cidade. A CSA oferece um sistema onde você se associa aos agricultores familiares previamente e ajuda a financiar suas produções agroecológicas, recebendo mais tarde a colheita fresquinha. Clique aqui e encontre a CSA mais próxima de você.
Aqui na Vih!, nós incentivamos essas medidas e alertamos sobre a importância de comprar dos pequenos agricultores. Ah, e garantimos também que o seu kombucha feito em casa fica ainda mais gostoso quando é saborizado com produtos orgânicos na segunda fermentação. Pra ficar por dentro de todas as dicas e novidades da Vih!, siga a gente no @vihalimentos.